Sobre o MACS
O Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba é uma instituição cultural, eminentemente artística, educativa e inclusiva, que prioriza a difusão das artes visuais. Possui acervo próprio, com 750 obras produzidas nas seguintes linguagens: pintura, gravura, escultura, fotografia, instalações e videoarte. Mantido pela Associação de Educação Cultura e Arte (AECA), o museu é privado, sem fins lucrativos e qualificado como Organização da Sociedade Civil com Interesse Público. Fundado em 2004, tem uma consolidada programação de atividades, sob os eixos das exposições artísticas e das oficinas educativas, dirigidas à população da Região Metropolitana de Sorocaba (27 municípios / 2,2 milhões de habitantes), incluindo turistas de outras regiões do Estado de São Paulo, de outros estados, além de estrangeiros.
O espaço
O MACS conta hoje com um espaço expositivo de 261,10m², além de estar em processo de finalização de uma nova área expositiva de 700m² e de um auditório para 110 pessoas. Ao final deste processo de requalificação dos galpões anexos à Estação Ferroviária de Sorocaba, o MACS contará com 1400m².
A instituição já contribui com a manutenção deste espaço público, pertencente ao governo federal, o qual almejamos ver transformado em um espaço cultural, gastonômico e turístico moderno, a fim de atender as demandas locais e de visitantes de Sorocaba, inserido no circuito nacional e internacional de artes e cultura.
A recuperação dos galpões tombados, sob a chancela do Condephaat, é uma realidade que requalifica este relevante patrimônio histórico – anexo à Estação Ferroviária de Sorocaba, datada de 1875 – contribui para revitalizar a região central de Sorocaba.
Este histórico tem como objetivo balizar todo o processo de readequação do espaço do prédio anexo à Estação Ferroviária de Sorocaba, antigo armazém de alimentos e prédio do Curso Ferroviário, que teve início em 2008, logo após assinatura do Termo de Parceria entre a Prefeitura Municipal de Sorocaba, cessionária dos direitos de posse dos armazéns anexo a estação e a AECA- Associação de Educação, Cultura e Arte Sorocaba.
A instituição tem empenhado esforços para mobilizar recursos para o Restauro, Preservação, Ampliação e requalificação deste importante patrimônio material, tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico, Turístico do Estado de São Paulo-Condephaat desde 2011 sob o registro 64204/2011 e pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Turístico e Paisagístico de Sorocaba-MDP, desde 2016 sob o registro 22.147/2016.
Com a readequação total do prédio, onde atualmente está sediado o museu, as atividades irão beneficiar diretamente a população da cidade e consequentemente da região metropolitana colocando Sorocaba como polo das artes visuais no cenário nacional e dinamizando e revitalizando a região central de Sorocaba, que infelizmente estava abandonada pelos órgãos oficiais na ocasião da inauguração deste museu.